quarta-feira, 6 de março de 2013

Hip-Hop e sua cultura. -Dança (I)

A cultura Hip-Hop iniciou-se durante a década de 70 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.
Dentro do Hip-Hop temos três artes inclusas: O grafite, DJ e o BBoy.
O Hip-Hop em geral foi criado como uma forma de se expressar e protestar.


Grafite: É uma forma de arte popular, arte de rua. Ao contrário da pichação grafite é legalizado e autorizado pelo dono do estabelecimento no qual o trabalho vai ser feito.
Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX. Atualmente no século XXI, muitas pessoas usam o grafite como arte em museus de arte.



DJ: É o que dá a música, a batida, o ritmo para o hip-hop em si. Primeiramente as músicas usadas era discos remixados com Loops (pequenos trechos de músicas com repetições da mesma.), entre outras. Com o tempo os remix começaram a ganhar vocais, foi aí que o Rap começou.







BBoy: A palavra BBoy é uma gíria para Breake Boy, que em português é Garoto que quebra. Breake é um dos estilos de dança mais utilizados pelos dançarinos de Hip-Hop, mas que hoje podem se especializar em outras árias mais especificamente, não só exatamente ter a maior influencia do Breake.
Os BBoys misturam muitos estilos de dança juntamente com o Breake como por exemplo Popping, Locking, House (feet work), etc.

Batalhas: As batalhas de danças entre os BBoys foi inventada para resolver brigas sem violência, portanto quem ganhava a batalha ganhava "a briga". Hoje pode ser usado também como um modo de juntar a galera para dançar junto, mas muitas vezes é usado com o mesmo intuito inicial das brigas.
Veja como é uma batalha de BBoys:


Veja um pouco mais sobre a cultura do Hip-Hop neste vídeo:
Queria relembrar de que não sou especialista no assunto, apenas uma amante do Hip-Hop e fiz este post com muita pesquisa (em vídeos no You Tube e algumas informações a Wikpédia) e algumas coisas mais simples um já sabia.
Eu espero que vocês tenha gostado.
Qual a sua opinião? Você dança, grafita ou é DJ? Ficou interessado no assunto? Comente! Você também faz parte deste blog! =]



Nenhum comentário:

Postar um comentário