sábado, 22 de junho de 2013

Balé, história e origem - Dança (VI)

Balé é uma dança muito popular no mundo todo e é por isso mesmo que este post sobre danças é sobre este estilo.
Admito que não sei muito sobre ele e que não tenho muito contato a não ser por vê-lo em vídeos, teatro, mas de técnica eu realmente não tenho nenhum conhecimento, por este motivo tudo que escrito aqui será tirado de pesquisas que eu fiz para conhecer melhor este estilo.
O Balé (ou Ballet em francês) se originou nas cortes da Itália renascentista no século XV e teve desenvolvimento na Inglaterra, Rússia e França. Este estilo é dançado principalmente com acompanhamento de música clássica.
Balé exige muita disciplina e empenho, pois não é uma arte fácil de se aprender. Nela contém também mímicas e atuações que tem o intuito de contar uma história através da dança.
Atualmente existem vários estilos de balé, mas o mais conhecido é o Balé romântico que é aquele em que as bailarinas usam tutu francês de cor branca, focam no trabalho de pontas fluidez e movimentos acrobáticos precisos.
Os princípios básicos do balé são: postura ereta, uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e sintonia.
Minha opinião pessoal era a seguinte: Balé é chato pois é muito certinho e todo princesinha, mas tenho que admitir que depois de ver de perto, em um teatro duas coreografias de balé e sair de lá com os olhos cheios de lágrimas eu não posso mais falar isso. A primeira coreografia foi mais clássica, mas mesmo assim foi linda, e a segunda tinha uma música mais pesada e, não tenho certeza, mas acho que nem era clássica. Foi simplesmente maravilhoso! Isso mudou completamente meu conceito. Eu julgava antes mesmo de conhecer de verdade o estilo, antes mesmo de saber que não é só aquela coisinha frágil e meiga que mostram muito pra aí... Mas agora sei que não é exagero quando dizem que balé emociona, pelo contrário, tive que me controlar muito para não chorar.
Outra coisa que eu realmente admiro no balé é a força de vontade dos bailarinos e a força física também. Muita gente não sabe, mas ao ficar na ponta os pés das bailarinas sofrem muito! Posso afirmar que não é muito bonito de se ver um pé de bailarina (imagina só a dor! AI!). Até aprender todas as acrobacias e passos do balé demora muito, isso eu tenho certeza! Mas, sabe a história da força física? Olha só:
Tá certo, eu sei que exagerei um pouco na escolha de vídeo e que não é toda a bailarina que  dança desta maneira e se equilibra assim, mas é normal, no balé, o homem ter de aguentar o peso da mulher (ok, eu sei que elas são muito magrinhas normalmente, mas mesmo assim...) e sustentá-la em qualquer acrobacia feita, mas também requer muita força e preparo físico para se fazer estas acrobacias e aguentar o próprio peso as fezes só com um dedão do pé no chão, abrindo espacato (ou espacate, não sei, acho que os dois estão certos...) no ar! É incrível!
Enfim, o que você acha sobre isso? Dança, já dançou ou viu balé de perto? Dançaria balé? 
Comente, afinal você também faz parte deste blog! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário