sábado, 22 de junho de 2013

Jogos Vorazes - Suzanne Collins - Livro e Filme

Eu sei que quase todo mundo já leu e viu o filme "Jogos Vorazes" ou, do original, "The Hunger Games" que foi um estouro ano passado quando lançou o filme, mas eu nunca tinha lido... Eu sei que estou atrasada e tudo mais, mas acredito que tenha alguém que tenha o mesmo preconceito que eu tinha do tipo "Ah! Não vou ler! É modinha, provavelmente é só legalzinho como todas as outras modinhas." Pois eu estava COMPLETAMENTE enganada!
A História se passa no distrito 12 de uma cidade chamada Panem.
Todo o ano, na colheita, todos os 12 distritos são obrigados a mandarem uma garota e um garoto de 12 a 18 anos para os jogos na Capital para relembrarem da guerra que tiveram e, resumindo as explicações, lembrarem que quem manda neles é a Capital. Esses 24 adolescente são colocados em uma arena para matar um ao outro até que sobre só um que é o vencedor dos Jogos Vorazes.

A história é dada como aventura, mas eu diria que tem ficção científica também por se passar aonde uma vez fora a América do Norte (portanto a América do Norte não existe mais e isso quer dizer que foi a muitos anos de agora). A Capital toda é bem futurística, já os distritos são ultrapassados até para nossa época...
Eu me envolvi desde o início com todos os personagens. Chorei horrores na hora da colheita e da morte de um tributo em especial (quem leu sabe de quem eu falo) que me arrancou tantas lágrimas que tive de afastar o livro para não molhá-lo!
O livro deixa-te o tempo todo com expectativas... Não há uma página que te deixe entediada ou que não tenha algo novo acontecendo.
Um triângulo amoroso muito diferente, uma batalha muito diferente pela sobrevivência e, finalmente, uma história muito diferente e que te leva a um mundo tão real e ao mesmo tempo tão imaginário, tão próximo mas tão distante.
Tenho que chamar a atenção para o estilo de narrativa que foi maravilhosamente bem usado e que eu, particularmente, não me lembro de ter lido um livro com o mesmo... Narrativa de primeira pessoa no presente. É muito envolvente, parece que você está lá, junto com a personagem, correndo, chorando, com raiva... É muuuuuito bom!

Filme

Vi uma vez antes de ler o livro e outra depois de ler o livro... Amei o filme na primeira vez  na segunda eu continuei achando bom, mas tenho que dizer que o livro é mil vezes melhor.
O filme é bom para complementar as coisas do filme, mas eu percebi que, muitas coisas que no livro tem uma ênfase, no filme passam por despercebidas para quem nunca tinha lido, mas quando você leu o livro faz-te sentir emocionada.
Tenho que falar sobre a atuação de Jannifer Lawrence que faz Katniss Everdeen no filme (protagonista) que foi maravilhosa como sempre, Josh Hutcherson que fez Peeta Mellark no filme e que, apesar da minha imagem de Peeta ser completamente diferente na fisionomia, atuou muito bem e, finalmente Amandla Stenburg que com a sua personagem Rue me arrancou lágrimas nas duas vezes que assisti o filme e que atuou espetacularmente!
Enfim, o filme em geral é muito bom e conseguiu capturar todo o clima Capital com aquelas roupas, cabelos e maquiagens extravagantes. Só acho que não deveriam ter cortado algumas partes, mas não podemos esquecer que é apenas uma adaptação e que nunca (na minha opinião) será tão bom quanto o próprio filme...

E você, o que achou do livro? E do filme? Está/ficou ansioso para ler e ver o "Em Chamas"? Comente, afinal você também faz parte deste bolg!

BOM JOGOS VORAZES E QUE A SORTE ESTEJA SEMPRE AO SEU FAVOR!

=]

Nenhum comentário:

Postar um comentário