sábado, 22 de junho de 2013

Filmes X Livros.

Quero abrir um pequeno parênteses com esse post em meio aos meus posts comuns para abrir também um espaço de discussão sobre o assunto que segue.
Hoje, assistindo Jogos Vorazes comecei a pensar em readaptações de livros para filmes e percebi que tenho um preconceito com isso e aqui vão alguns fatores:
1- Eu sempre acho que o livro vai ser sempre melhor que o filme.
2- Quando já li o livro e vou ver o filme, me fixo muito nos detalhes da história que não foram contados, as falas, as ações, tudo conta e, se não é feito como no livro, eu me frustro.
3- Sinto falta da narrativa do livro dentro do filme pois certas vezes sente-se falta da explicação do que está acontecendo na história, o que o personagem está sentindo, por exemplo, muitas vezes um personagem finge-se de indiferente mas, no livro, fala que por dentro ele está muito feliz, muito triste, etc... E isso me irrita pois fico pensando que quem vê o filme sem ler o livro vai pensar que o personagem é seco, frio...
4- O fato de um ter demorado, sei lá, uma semana para ler um livro e o filme contar toda a história em algumas horas me incomoda um pouco, não sei por que.
E, finalmente o mais importante:
5- Por mais exitante que seja ver todo aquele mundo se fantasias na sua frente, mostrado em uma tela como se fosse tudo real, tudo isso tira um pouco da magia para mim... Por que, assim: os personagens NUNCA serão do jeito que você imagina nem que o livro seja ilustrado por que por mais que tu veja as imagens você sempre vai ter uma visão diferente do diretor do filme, tipo: "Há, nessa parte ele fala isso com raiva..." e no filme ele fala isso com doçura ou aterrorizado, não sei se deu para me entender, mas enfim... Resumindo: O conceito que você tem sobre os personagens, seja ele físico, psicológico ou qualquer outra coisa sempre vai mudar de ti para outras pessoas, incluindo os produtores do filme.
O que vocês acham sobre isso? Gostam de filmes inspirados em livros? Você também se frustra quando os personagens não são no filme o que você imaginava enquanto lia o livro? Comente, vamos discutir esse assunto que é tão polêmico quanto mamilos (Haha! Desculpa não consegui segurar a piada.) afinal você também faz parte deste blog! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário