domingo, 1 de setembro de 2013

O Passado dos Contos de Fadas - Prólogo

Prólogo

Criei "O Passado dos Contos de Fadas" com a intenção de mostrar como os contos de fadas eram de verdade quando os mesmos foram criados. Sem censuras nem diminuição nos acontecimentos tentarei fazer aqui a reconstrução destes contos com fontes em muitas pesquisas que fiz e continuo fazendo na internet para tentar trazer o melhor conteúdo para o blog.
Não achei nenhum blog, site ou revista que mostrasse essas histórias em forma de histórias mesmo, não apenas as explicações de quais foram as mudanças, portanto esta é a minha difícil tarefa que assumi a responsabilidade de fazer aqui.
Estas NÃO SERÃO as formas originais. Eu as remontarei da forma que achar melhor, mas compreensível mas usando os poucos conhecimentos dos quais tenho acesso e tentando seguir a risca o que dizem as minhas fontes.
O único problema que tenho é: como essas história originalmente não eram escritas e sim contadas e passadas de geração para geração, as mesmas passaram por muitas mudanças antes mesmo da censura, por isso temos várias versões da mesmas história muitas vezes. Quando isso acontecer eu escolherei o que eu acho mais interessante para a história, mas colocarei os outros modos que o conto é apresentado.

Onde foram criados os contos de fadas originais?

Originalmente os contos de fadas eram criados por camponeses trabalhadores que, em seu tempo de folga, reuniam-se para contar história já que não existia televisão, internet, telefone ou até mesmo jornais. Para se divertir, então, eles começavam a inventar contos que, muitas vezes eram contados em outros dias também para outras pessoas e as histórias se espalhavam e popularizavam.
A grande maioria dos contos vieram, provavelmente, dos vilarejos da Alemanha.
E, sim, as crianças também ouviam este tipo de histórias por mais que hoje em dia as originais não sejam muito recomendadas para este público, mas temos que lembrar que elas eram feitas para divertir a todos, não só as crianças mas também aos adultos por isso eles continham assassinatos, violência, estupro... E outro fato que também é bem relevante é que, muitas coisas nos contos tinha também um valor de aprendizado pois naqueles tempos, ser comido por um lobo, por exemplo, era um perigo real. Daí surgiram as morais das histórias.


Mas, e como essas histórias começaram a ser 
censuradas e por quê?

Depois de um tempo, ainda na Alemanha, dois homens tiveram a ideia de colocar estas histórias no papel. Seus nomes eram Jacob (4 de Janeiro de 1785 - 20 de Setembro de 1863) e Wilhelm (24 de Fevereiro de 1786 - 16 de Dezembro de 1859) Grimm, hoje mais conhecidos apenas como Irmãos Grimm. Como o tempo já havia passado e muitas dessas história já tinham ficado um pouco batidas para o povo da época com informações que não tinham mais muito a ver com a realidade que eles viviam, muitos foram modificados e alguns outros eles simplesmente tiveram que escolher qual das versões eles iriam escolher para poder fazer a história, por isso muitas versões se perderam. Algumas mudanças form feitas também como um modo já inicial de censura nas partes mais pesadas.
Portanto engana-se quem pensa que foram os Irmão Grimm que criaram Os Contos de Fadas (ou Contos Fantásticos), eles apenas adaptaram para a escrita. 
Mas eles não foram os únicos a fazer este trabalho, são apenas os mais famosos.

Censura atual.

Ao passar do tempo as histórias foram adaptadas e censuradas para virarem histórias infantis como as conhecemos. Muitas coisas foram cortadas por não mais serem consideradas saudáveis as crianças.
Um dos (se não é o único) responsáveis por estas adaptações para o público infantil é o estúdio da Walt Disney que levou estas também para as telonas e dando mas sucesso a estas histórias.
Hoje os contos são clássicos e todas as crianças já ouviram essas histórias, mas são poucas as pessoas que sabem o passado dessas histórias e os podres que elas continham.
A partir de hoje acompanhe aqui no blog os posts destas histórias se censura e surpreenda-se com o passado destes personagens tão amados.

Conheça o lado obscuro do passado dos contos de fadas 

que marcaram a sua infância e dê adeus ao 

FELIZES PARA SEMPRE!



Fonte:
  • Wikipédia
(OBS: Não me responsabilizo pelas informações dadas aqui como em todos os outros posts de continuação deste O Passado dos Contos de Fadas. Pesquisei muito para chegar nesta história, e tentei ser o mais seletiva possível com as informações, mas não posso dar certeza de nenhuma delas. Espero que gostem e se interessem pelo assunto tanto quanto eu. Continue acompanhando esta sequência de posts que seguirá. Um beijo =] )

Nenhum comentário:

Postar um comentário