sábado, 14 de dezembro de 2013

Cemitério Maldito e Pet Sematary - Filme e música inspirados no livro Cemitério (Pet Sematary, no original) do autor Stephen King

Filme

A história, no filme, segue razoavelmente fiel ao livro, com algumas mudanças que, na minha opinião, são significativas, mas não chegam a interferir na história.
 
Um ponto que eu achei muito negativo foi, primeiramente, a atuação do ator Dale Midkiff (que atuava como Louis Creed no filme) que não passava a mesma emoção que era transmitida no livro. Achei as expressões faciais muito falsas ou quase inexistentes, o que influenciou no sentimento que o telespectador deveria ter ao ver aquela cena. Abro uma exceção  a esta crítica nas cenas de loucura e enorme desespero, mas nas cenas de tristeza ou até mesmo de alegria, na minha opinião deixou a desejar. Outro ponto negativo foi a narração muito ruim feita para Ellie  e Gage Creed. As vozes eram nitidamente de adultos imitando crianças e ficou realmente forçado e bobo.
Apesar de que em algumas senas vê-se que estavam usando um boneco ao invés de uma pessoa, não criticarei, afinal o filme é uma obra mais velha e eu não sei quais eram as tecnologias da época para este tipo de cena.
Achei muito bonitinha as cenas finais de  Miko Hughes que interpretou Gage Creed. Apesar das cenas terem a intenção de dar medo (e não deixam de dar) a carinha de Miko é encantadora! Adorei. Haha.
O ator Andrew Hubatsek, que fez Zelda no filme é horrível! Não, não estou dizendo isso de forma ruim, mas quero dizer que suas cenas são extremamente assustadoras e ele conseguiu sim passar toda a razão para Rachel ter medo dela, mas também o medo que o livro passa para o leitor quando lê sobre Zelda! Realmente tremi nestas partes do filme.
O restante do filme eu adorei. A trilha sonora nem se comenta. As músicas da banda Ramones implementam perfeitamente as ações, e a música Pet Sematary feita especialmente para o filme, é apresentada no final do mesmo, durante os créditos.
 

Música

A música Pet Sematary - Ramones, foi feita especialmente para o filme. Como o livro do Stephen King fala muito da banda (pois é a banda favorita do autor) a banda acabou fazendo uma música em homenagem.
Pensa só a emoção das duas partes: Primeiro os Ramones viram-se citados em um livro de um dos maiores escritores de terror da atualidade, depois, Stephen King vê seu livro sendo transformado em filme e neste a trilha sonora não só é sua banda favorita como também ganha uma música própria em homenagem e que vem a ser muito famosa. Incrível, não é?
Enfim, o interessante dessa música é que, para quem leu o livro, tudo tem muita relação com a história! Não acredita? Então confira na letra abaixo:

 Letra:

Under the arc of a weather stain boards,           
Ancient goblins, and warlords,
Come out of the ground, not making a sound,
The smell of death is all around,
And the night when the cold wind blows,
No one cares, nobody knows.

I don't want to be buried in a Pet Cemetery,
I don't want to live my life again.
I don't want to be buried in a Pet Cemetery,
I don't want to live my life again.

Follow Victor to the sacred place,
This ain't a dream, I can't escape,
Molars and fangs, the clicking of bones,
Spirits moaning among the tombstones,
And the night, when the moon is bright,
Someone cries, something ain't right.

The moon is full, the air is still,
All of a sudden I feel a chill,
Victor is grinning, flesh rotting away,
Skeletons dance, I curse this day,
And the night when the wolves cry out,
Listen close and you can hear me shout.

I don't want to be buried in a Pet Cemetery,
I don't want to live my life again.
I don't want to be buried in a Pet Cemetery,
I don't want to live my life again, oh no, oh no
I don't want to live my life again, oh no, oh oh,
I don't want to live my life again, oh no no no
I don't want to live my life again, oh oh

Tradução:

Sob o arco de tábuas manchadas do tempo,
Antigos duendes e guerreiros,
Saem da terra, sem fazer nenhum som,
O cheiro da morte está em volta,
E pela noite, enquanto o frio vento sopra, ninguém se importa, ninguém sabe


Eu não quero ser enterrado num cemitério de animais,
Não quero viver minha vida outra vez
Eu não quero ser enterrado num cemitério de animais,
Não quero viver minha vida outra vez


Sigo Victor até o lugar sagrado,
Isto não é um sonho, não posso escapar,
Molares e presas, o estalar dos ossos,
Espíritos gemem entre as tumbas,
E na noite, enquanto a lua brilha,
Alguém chora, algo não está certo


A lua está cheia, o ar está parado,
De repente eu sinto um frio,
Victor está sorrindo maliciosamente, carne que apodrece lá fora,
Esqueletos dançam, eu amaldiçôo este dia,
E a noite quando os lobos clamam,
Escute o fim e você pode me ouvir gritar.


Eu não quero ser enterrado num cemitério de animais,
Não quero viver minha vida outra vez
Eu não quero ser enterrado num cemitério de animais,
Não quero viver minha vida outra vez
Não quero viver minha vida outra vez
Não quero viver minha vida outra vez
Não quero viver minha vida outra vez
(Fonte: letras.mus.br )
 

 
Enfim, o resultado é: Tanto livro, quanto filme e música são ótimos! Recomendo com certeza!
Verdadeiras obras de artes em que uma levou a outra.
Tenho certeza que para quem curte terror e rock (punk), assim como eu, esta junção de talentos vai ser muito legal de descobrir.
Pretendo assistir o Cemitério Maldito 2 e talvez farei um novo post sobre o filme.
Agora, para encerrar, deixarei aqui algumas imagens de como alguns dos atores principais estão atualmente:
Louis Creed - Dale Midkiff

Ellie Creed - Blaze Berdahl

Gage Creed - Miko Hughes 

E você, o que achou do filme? Já assistiu? Sabia que o filme/música eram inspirados em um livro de Stephen King? Ficou com vontade de ler mais obras deste autor ou ouvir mais músicas dos Ramones? E quanto as minhas críticas ao filme, concorda? Comente, afinal você também faz parte deste blog. =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário