sábado, 21 de dezembro de 2013

De: King Para: King

A editora Joseph Galliano convidou diversas personalidades famosas à escreverem para uma campanha chamada Dear Me: A Letter to my 16-years-old self (Querido Eu : Uma Carta para Meu Eu de 16 Anos.). Entre as personalidades, uma delas foi Stephen King.
Para quem não sabe, Stephen King é um escritor de diversos best-sellers, considerado um dos maiores escritores de terror de sua geração (e por mim um dos maiores de todos os tempos.).
Mas, apesar de seus sucessos, seu passado também carrega uma aura negra, assim como seus livros. Na década de 80, King viciou-se em bebidas, drogas e caiu em depressão. Por conta disso, muito escândalo e até tentativas de suicídio. Tudo isso acabou ao fim da mesma década.
Mas o que será que Stephen, hoje, depois de tudo o que passou e com todo o sucesso que tem, teria a dizer para seu próprio eu de 16 anos? É o que você pode ver a seguir na carta que ele escreveu (traduzida).
"Querido Eu,
          Estou te escrevendo do ano de 2010, quando cheguei a rídícula idade de 62 anos, para te dar um conselho. É simples, na realidade, apenas cinco palavras: fique longe de drogas recreativas. Você possui muito talento,  e você fará muitas pessoas felizes com suas histórias, mas – infelizmente, a mais pura verdade – você é um viciado em drogas pronto para acontecer. Se você não der atenção a essa carta e mudar o futuro, pelo menos dez anos da sua vida – da idade de 30 à 40 anos – serão como um eclipse negro onde você irá desapontar diversas pessoas e falhar em aproveitar seu próprio sucesso. Você também chegará ao ponto de quase morrer em diversas ocasiões. Faça a você mesmo um favor e aproveite de um mundo mais claro, mais produtivo. 
Lembre-se de que, assim como o amor, resistir às tentações fazem o coração ficar mais forte.
          Fique limpo.
                          
                             Melhores desejos
 
Stephen King."
 
 
Uma carta que eu achei muito inspiradora e que nos leva a pensar nos malefícios da droga. Eu, particularmente, senti nessa carta não algo para ser lido por outras pessoas, mas um desabafo de uma pessoa que realmente sente ter tido um passado obscuro por uma escolha mal feita.
Acho legal a iniciativa da editora de fazer esse livro. Todos devem ter algo a falar, a aconselhar para os seus próprios "eus" do passado, algo de que se arrependem e isso também faz nós, leitores, lembrarmos de que eles também são pessoas normais como nós e que, assim como a gente, eles também erram, eles também se enganam. Faz-nos também aprender com o erro dessas pessoas e pensarmos mais: O que eu estaria fazendo agora que, daqui a muitos anos eu poderia estar querendo escrever uma carta para mim mesmo de 16 anos? Será que ainda não é tempo de mudar isso?
 
Fonte:  Cabine Literária
 
Para compra o livro Dear Me clique AQUI
 
E você, o que achou da iniciativa da editora? E da carta de King? Você que é mais velho: o que escreveria na sua própria carta? Tem alguma coisa que acha que poderia mudar agora para não escrever na sua carta, quando ficar mais velho? Comente, afinal, você também faz parte deste blog! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário