domingo, 13 de janeiro de 2013

Crepúsculo e saga - Stephenie Meyer

Ok, eu sei que não estou aqui para criticar fãs de saga nem livro nenhum, sei que não tenho direito e que cada um tem seu gosto, mas fiz este blog para expressar minha opinião e eu sei que cada um tem a sua e eu respeito.
A saga Crepúsculo é muito famosa e fez muito sucesso anos passados, mas eu descordo que ele seja bom!
Assisti o filme, para começar e, ok, tudo bem, um vampiro e uma humana que se amam. Uma garota nova na escola que consegue conquistar o coração do moço mais difícil, lindo e cobiçado entre todas as garotas. De início tudo bem, tudo clichê e blá blá blá. O filme é ok, legalzinho clichê pra caramba e chatinho, até por que segue o roteiro do livro.
Agora vamos ao livro.
Não posso falar muito dele pois o abandonei pela metade. Juro que me forcei MUITO para conseguir chegar até aí por que, na boa? A Stephenie tem um jeitinho muito chato e cansativo. Ela não consegue envolver o leitor, foi o que senti, e cada descrição dela de espaço, objeto, sentimento, qualquer coisa, é muito demorado e repetitivo o que cansa ainda mais. Acredito que ela siga com este mesmo modo de escrita em Lua Nova, Eclipse e Amanhecer, afinal, é a mesma autora e cada autor tem um jeito diferente.
Ela não conseguiu me fazer ficar emocionada em parte alguma, ela tem dificuldade, pelo que percebi, em fazer a continuação da história e o término da explicação, seja do que ela for. Mesmo que ela apele para a emoção em alguns pontos, nada me tocou de verdade neste livro (Crepúsculo, no caso), nem as partes românticas, nem as de aventura, nem de ansiedade. E nada que ela escrevesse me dava vontade de continuar lendo. eu simplesmente ia me forçando.
O filme Lua Nova achei realmente apelativo. Tem partes do filme que chega a se ridículo de tão exagerado o amor obsessivo de Bella por Edward, chega a ser surreal e, na minha opinião, bastante bobinho. Tem uma parte em que Bella está sentada em uma cadeira logo depois que Edward vai embora com sua família que deu a entender que Bella ficou meses ou até alguns anos (exagerando um pouco, talvez) esperando por ele. Como se ela não tivesse escola para ir, um pai que tirasse ela de lá e muitas outras coisas. Achei assustador esse amor obsessivo que, provavelmente a escritora tentou também demonstrar no livro.
Dos outros filmes eu não posso falar, sei a história principal mas não assisti a nenhuma mais, a não ser Amanhecer parte 2.
Achei o desenrolar da história interessante, mas, novamente, cansativo, mesmo que no filme e o final, tenho que admitir que me surpreendi! Foi um bom final para um saga que eu considero ruim! Eu gosto da Alice do filme e acho que é uma das personagens mais decentes de todo o filme, por isso gostei da forte coparticipação dela neste filme.
Peço desculpa pelas críticas aos fãs da saga, mas quero lembrar que respeito o gosto de todos e por isso espero que não recebam esta crítica como um chingamento e sim como a minha opinião mais sincera.
Deixe suas opiniões nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário